Direção Nacional estuda unificação

            A Direção Nacional da UNACON/SINATEFIC vai consultar os associados às entidades em todo o Brasil a respeito da unificação dos sindicatos. De acordo com o presidente em exercício, Carlos Pio, a iniciativa tem dois pontos principais: buscar mais transparência e, possivelmente, a redução da contribuição paga pelos analistas e técnicos de Finanças e Controle.

            Atualmente, o Sindicato Nacional de Finanças e Controle (SINATEFIC) é a entidade registrada no Ministério do Trabalho e que possui carta sindical para funcionar. Como foi comunicado pela Direção Nacional das entidades, a UNACON teve seu cadastro alterado no SIAPE e não mais poderá efetuar descontos de percentuais em folha de pagamento dos servidores, o que prejudica a sua atuação como entidade representativa. Com a unificação, as ações sindicais se tornariam mais ágeis facilitando, ainda, o processo eleitoral, que será realizado no próximo ano.

            Outra vantagem da unificação estará no fato de que, com apenas uma entidade, o controle dos gastos traria mais transparência para os associados. “Nosso papel é mostrar para o filiado onde o dinheiro dele é investido. A unificação sanará todas as dúvidas que possam existir a respeito desse assunto”, lembra Carlos Pio.

            Em relação à redução do valor das mensalidades pagas pelos associados, o presidente em exercício reforça que essa é uma meta de seu mandato e que trabalhará para que isso aconteça o mais rápido possível.

            Já está disponível no site das entidades, na área restrita, uma enquete sobre a unificação. Os servidores associados devem participar e responder às perguntas sobre o tema até o dia 31 de maio. A enquete também pode ser respondida por meio de formulário disponível no jornal Controle Interno, a pesquisa deve ser destacada e enviada à UNACON/SINATEFIC pelo Correio para o endereço CLN 110, Bloco “C”, Loja 69/79 – Brasília/DF – CEP: 70753-530.