Estatuto e horário flexível

  Foi realizada, dia 05, assembléia da UNACON/SINATEFIC, no auditório da Controladoria-Geral da União, para discussão dos novos estatutos e apresentação do relatório do grupo de trabalho que discute a implantação do horário flexível na CGU.   Sobre o último, a manutenção da carga horária de 40 horas semanais, criação de um banco de horas com introdução do conceito de home-office foram os pontos principais apresentados.

  A reunião começou com as considerações do presidente das Entidades, Carlos Alberto Pio, que ressaltou a importância da participação dos filiados na elaboração da proposta dos estatutos. Ele disse que os textos foram redigidos a partir de uma ampla discussão e que atendiam as principais reivindicações dos associados. “Fizemos ajustes para tornar as Entidades mais fortes”. Pio falou que a minuta contou com a consultoria de um escritório de advocacia. De acordo com o presidente, a unificação das Entidades foi descartada depois do parecer técnico do advogado, que apontou para possibilidade de grandes prejuízos aos processos em andamento na Justiça. “Não podemos correr riscos desnecessários. Algumas ações já foram julgadas e as sentenças são favoráveis. Uma mudança agora poderia desencadear ações protelatórias e até extinção”, alertou. “Muitas têm mais de dez anos, não daria para recorrer, porque estariam prescritas”. Segundo Pio, todos os filiados receberão cópias da proposta, para que mais sugestões sejam feitas. “Só depois de ouvir os associados, nós iremos votar os estatutos”.
 
  Para o diretor de Assuntos Jurídicos, José Alves de Sena, a conscientização é fundamental às novas conquistas. Ele fez um breve histórico das UNACON/SINATEFIC, a demonstrar o quanto foi importante o envolvimento dos associados. Sena disse que futuros êxitos serão possíveis se houver comprometimento dos integrantes da carreira, que devem tomar ciência das atividades sindicais. “Não deixem de participar; mesmo que seja simplesmente com ato de filiação. Porque isso é importante ao fortalecimento da carreira e para novas vitórias”. Sobre os estatutos, Ele deu destaque às eleições dos membros do Conselho Fiscal e de Ética, que serão escolhidos por meio de lista direta. “Os conselhos serão independentes. Os mais votados irão formá-los”.


  A votação dos estatutos acontecerá dia 07 de dezembro, entre 09 e 17 horas, com suporte do TRE-DF, que disponibilizará um link no site das Entidades (www.unacon.org.br). Conforme a diretoria, a opção pela internet visa facilitar o acesso dos filiados, mas que também os votos por correspondência serão acolhidos, desde que a postagem seja feita até o dia da votação. Caso haja duplicidade, o voto da internet terá privilégio.