Prazo para inscrições de chapas e candidaturas individuais é prorrogado para dia 25 de setembro

Decisão da Comissão Eleitoral Nacional levou em consideração o baixo número de inscritos e a greve dos Correios. Data da votação permanece no dia 24 de novembro

O prazo para inscrições de chapas e candidaturas individuais para as eleições simultâneas de 2020 da Unacon Associação e do Unacon Sindical foi prorrogado até o dia 25 de setembro. Decisão da Comissão Eleitoral Nacional (CEN) – prevista da Resolução CEN 001/2020 – levou em consideração a greve dos correios e o baixo número de inscritos até esta sexta-feira, 18 de setembro – prazo limite estabelecido pelo edital de abertura do processo eleitoral (Leia, abaixo, a íntegra do comunicado da CEN). A data da votação permanece no dia 24 de novembro.

Edital de prorrogação será publicado no Diário Oficial da União (DOU) e no Jornal de Brasília.

 

 

COMUNICADO CEN

Durante esta semana foram feitos questionamentos  sobre a possibilidade de dilação do prazo de envio, para a sede do Unacon Sindical, da documentação original das inscrições relativas às eleições 2020 das Entidades, considerando a greve dos Correios.

Sobre esse assunto, a informação divulgada na mídia prevê que a decisão da justiça sobre a greve dos Correios ocorrerá no dia 21 de setembro, fato que, por si só, já justificaria a dilação do prazo de encaminhamento dos documentos originais à Sede do Unacon Sindical.

No entanto, em consulta à ata do Conselho de Delegados Sindicais das reuniões realizadas nos dias 28 e 29 de maio de 2020, verificamos que foram definidas, dentre outras, as seguintes datas no cronograma eleitoral do Unacon Sindical e Unacon associação: 26 de agosto, publicação do edital das eleições; 25 de setembro, data limite para apresentação das chapas à Comissão eleitoral; 10 de outubro, prazo limite para homologação das chapas.

Nesse contexto, não cabe a dilação de prazo para envio das inscrições e sim o ajuste da data limite de 18 de setembro de 2020 para 25 de setembro de 2020, como forma de atender as disposições do Conselho de Delegados Sindicais, bem como para que a documentação original possa ser encaminhada pelos correios.

Diante disso, e a bem do processo eleitoral e com o objetivo de atender os anseios dos candidatos aos cargos eletivos, a Comissão Eleitoral Nacional, informa que as inscrições com vista à solicitação de registro de chapas e candidaturas individuais deverão ser efetuadas até o dia 25 de setembro de 2020, conforme Resolução nº 001/2020 da Comissão Eleitoral Nacional.

 

Comissão Eleitoral Nacional (CEN) 2020

Titulares

Carlos Alberto Caetano

José Osmar Monte Rocha

Luis Guilherme Pontes de Azevedo

Suplentes

Carlos Alberto de Oliveira

Edson Santa Brígida Fragoso

Luiz Alberto Cavalcanti Dutra