Rudinei Marques e Roberto Kodama integram diretoria da ULATOC

Entidade prepara reunião técnica sobre proteção de denunciantes do setor público. Previsto para 2022, encontro irá abordar a importância da independência do setor público na luta contra a corrupção

A União Latino-Americana de Trabalhadores de Organismos de Controle (ULATOC/UITOC) irá promover uma “Reunião Técnica sobre a Proteção de Denunciantes no Setor Público”. Previsto para 2022, o encontro internacional irá abordar a importância da independência do setor público na luta contra a corrupção. Rudinei Marques e Roberto Kodama, secretário executivo e diretor de comunicação do Unacon Sindical, nesta ordem, integram a diretoria a organização.

“Importante contribuição para a construção de um instrumento internacional para proteger os servidores públicos que denunciam casos de corrupção”, avaliou Kodama.

Para identificar as lacunas e dificuldades na aplicação das atuais estruturas de proteção de denunciantes, servidores de todo o mundo responderam a um questionário. Disponibilizada em inglês, francês e espanhol, a pesquisa irá subsidiar os documentos de referência que serão debatidos durante o encontro.

“A pesquisa ofereceu uma oportunidade única para organizações de todo o globo contribuírem diretamente para os resultados da reunião e orientá-las”, destacou Marques.

 

ULATOC/UITOC

Formada por várias organizações sindicais da América e da Europa, a União Latino-Americana de Trabalhadores em Organizações de Controle (ULATOC/UITOC) foi criada a partir da iniciativa da Associação de o Pessoal de Trabalhadores dos Organismos de Controle (APOC) e do esforço conjunto dos Sindicatos Latino-Americanos de Trabalhadores dos Organismos de Controle.