Aposentados e pensionistas devem fazer a prova de vida no mês de aniversário

Comprovação pode ser feita presencialmente, no banco onde o servidor recebe o benefício, ou por meio do aplicativo Gov.br

Atenção. Desde junho de 2021, a prova de vida anual para os servidores públicos aposentados ou pensionistas voltou a ser obrigatória. Para realizar a comprovação, o beneficiário deve procurar uma agência do banco no qual recebe o pagamento, munido de documentos pessoais, ou acessar o aplicativo Gov.br, no mês do seu aniversário. Na plataforma, a prova de vida só está disponível para aqueles que têm biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Como fazer a prova de vida pelo APP?

Baixe os aplicativos Gov.br e SouGov.br no seu smartphone.  Antes de seguir, verifique se você já tem uma conta cadastrada na plataforma gov.br (acesse o tutorial aqui). Agora, abra o APP Gov.br, no seu celular, e clique em “prova de vida”, na tela inicial. Depois, escolha a opção “autorizar” e, na sequência, faça o procedimento de reconhecimento facial. Por fim, volte à tela inicial do APP e acesse, novamente, a opção “prova de vida” e verifique se a mensagem de confirmação “prova de vida concluída” parece.

O comprovante da prova de vida e o acompanhamento do procedimento estão disponíveis no APP SouGov.br. Para acessar, clique no menu superior, no canto esquerdo da tela, e escolha a opção “prova de vida”.

Lembre-se: o procedimento é obrigatório e a não realização da comprovação dentro do prazo resultará na suspensão do pagamento. Para mais informações, clique aqui.