Além de terapia individual, Respira 2022 irá oferecer imersão culinária, massagem, palestras e aulas de yoga e meditação

Atividades vão contemplar servidores (ativos e aposentados) e pensionistas de todo o país. Inscreva-se no hotsite do projeto: https://unacon.org.br/respira

Estão abertas as inscrições para o Respira 2022, a segunda edição do projeto de acolhimento emocional do Unacon Sindical. Oficialmente lançado em setembro, mês dedicado à campanha “Setembro Amarelo”, de conscientização e prevenção ao suicídio, o projeto irá se estender até outubro, mês de comemoração do dia do servidor público. A intenção é trazer luz para o tema saúde mental dentro do ambiente de trabalho.

Neste ano, além da terapia individual remota, o programa irá oferecer workshop de meditação, massagem, palestras, sorteio de um mês de aulas de yoga e imersão de culinária sensitiva.

As aulas de yoga, a massagem e a imersão de culinária sensitiva serão realizadas em Brasília, DF.

A terapia individual, o workshop de meditação e as palestras com os profissionais envolvidos no projeto serão oferecidos virtualmente.

Servidores (ativos e aposentados) e pensionistas de todo o país podem se inscrever em todas as atividades.

💡 Acesse o hotsite do Respira 2022: https://unacon.org.br/respira

O Respira 2022 segue com o mesmo objetivo de oferecer suporte para auxiliar na superação e na prevenção de problemas psicológicos e transtornos mentais, como ansiedade e depressão que, durante a pandemia de Covid-19, tiveram significativo aumento de casos.

Documento publicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em março de 2022, revelou que a pandemia fez aumentar em mais de 25% a quantidade de casos de depressão e ansiedade em todo o mundo, somente em 2020. “As informações que temos agora sobre o impacto da Covid-19 na saúde mental do mundo são apenas a ponta do iceberg”, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS (saiba mais aqui). 

Em 2021, a primeira edição do Respira ofereceu terapia individual remota e terapia em grupo para a carreira de Finanças e Controle e beneficiou dezenas de servidores. A expectativa é que, em 2022, o projeto alcance ainda mais vidas. Conheça, a seguir, todas as atividades do Respira 2022.

 

TERAPIA INDIVIDUAL

A terapia individual remota terá quantidade de encontros pré-determinada (10 sessões). O Unacon Sindical irá arcar com metade do valor das sessões dos 30 primeiros filiados que solicitarem o atendimento. O desconto de 50% será efetuado na modalidade de reembolso, mediante comprovação de frequência expedida pelo terapeuta. Não filiados pagam o valor integral da sessão (R$130,00).

As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.

O Unacon Sindical afirma o compromisso com a privacidade e a confidencialidade dos dados dos inscritos.

MEDITAÇÃO

O programa Meditação Plena irá abordar, de maneira aprofundada, a prática meditativa. A facilitadora Lívia Stábile irá apresentar, para além do básico, diversas e eficazes variações de meditação: todas com técnicas comprovadas cientificamente. Durante o programa, também serão abordados conceitos e recursos de autocompaixão e compaixão.

O workshop será ofertado por três sextas-feiras, nos dias 14 e 21 de outubro e 4 de novembro, de 10h às 11h20, pelo zoom.

Para a formação da turma é necessário um mínimo de 15 servidores interessados.

 

YOGA

Com o objetivo de facilitar o ingresso no caminho do yoga, o Unacon Sindical irá sortear um mês de aula de yoga na UBT Escalada (604 norte), para 15 filiados. Boa oportunidade para quem nunca teve a chance de conhecer essa filosofia milenar e, também, para os que já a praticam.

A intenção é incentivar os servidores da carreira de Finanças e Controle a buscarem novas ferramentas de autoconhecimento e expansão da consciência.

O sorteio será realizado no dia 11 de outubro, após a palestra com o professor de yoga Raphael Barros.

As aulas de serão realizadas presencialmente todas as terças e quintas-feiras, às 19h.

CULINÁRIA SENSITIVA

O workshop de Culinária Sensitiva tem como objetivo ressignificar o ato de fazer a própria refeição, trazendo consciência para o fato de que os alimentos são medicina para o corpo e para a mente. Os inscritos farão uma imersão de sentidos e ainda poderão desfrutar de um passeio na natureza.

Hellen Pacheco, criadora do projeto Culinária Sensitiva, irá apresentar ferramentas de resgate e cura de memórias por meio de diferentes sabores e aromas.

O workshop será no dia 26 de outubro, no Paraíso na Terra (DF), com traslado custeado pelo Sindicato. 

Para a formação da turma é necessário um mínimo de 15 servidores interessados.

MASSAGEM

Por quatro semanas, os servidores poderão desfrutar de uma massagem relaxante, na sede do Unacon Sindical (CLN 110, bloco C. Subsolo. Asa Norte. Brasília, DF).

A partir do dia 5 de outubro, a massoterapeuta estará à disposição da carreira de Finanças e Controle todas as quartas-feiras do mês, de 13h às 18h, para atender até 15 servidores por dia.

Não haverá agendamento prévio. As sessões serão realizadas por ordem de chegada. 

RESPIRA EM AÇÃO

Para apresentar todas as atividades, o Unacon Sindical irá promover um bate papo virtual com os profissionais envolvidos no projeto, nos dias 26 de setembro e 11 de outubro. Confira a programação no final da matéria.

A videoconferência será aberta para filiados e não filiados, e não terá limite de participantes.

🖥️ PARTICIPAR DA RODA DE CONVERSA

 

Respira em Ação

Datas: 26 de setembro e 11 de outubro

Horário: 9h às 11h30

Link para entrar na reunião:   https://us02web.zoom.us/j/88514506325?pwd=SnhmU1FGazNZS0Qzd2V3aGlTYWwwZz09 

ID da reunião: 885 1450 6325

Senha: Respira

Realização: Unacon Sindical

 

A videoconferência será aberta para filiados e não filiados, e não terá limite de participantes

 

Programação Respira em Ação


26 de setembro

9h “Emoções no trabalho: precisamos falar sobre saúde mental”

Aline Kras, psicóloga

 

10h “O ABC da meditação”

Lívia Stábile, instrutora de meditação

 

 

11 de outubro

9h “A importância de uma vida ativa”

Raphael Barros, professor de yoga

 

10h “Culinária sensitiva: um projeto para revolucionar o viver”

Hellen Pacheco, criadora do projeto Culinária Sensitiva