Unacon Sindical e Diretoria de Gestão Corporativa da CGU reforçam o diálogo na transição de governo

Reunião foi realizada nesta terça-feira, 6 de dezembro. Aperfeiçoamento do PGD, demandas dos servidores em estágio probatório e nova convocação dos aprovados no concurso também pautaram o encontro

O Unacon Sindical se reuniu com a Diretoria de Gestão Corporativa (DGC) da Controladoria-Geral da União (CGU) nesta terça-feira, 6 de dezembro. Em pauta, o aperfeiçoamento do Programa de Gestão de Demandas (PGD), questões levantadas pelos servidores em estágio probatório e nova convocação dos aprovados no último concurso. Bráulio Cerqueira, Rudinei Marques e Roberto Kodama, presidente, secretário executivo e diretor de comunicação, nesta ordem, representaram a Diretoria Executiva Nacional (DEN) no encontro com a Diretora de Gestão Corporativa, Vivian Vivas, e com o Diretor de Governança, Walter Luis Araújo da Cunha. Convidado pela entidade, o Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC) Rafael José da Silva representou os novos servidores na reunião.

Em relação ao PGD, o presidente do Unacon Sindical pleiteou que o aperfeiçoamento do programa, sempre em pauta, seja uma construção coletiva. “O PGD é um ganho para a instituição e uma conquista da carreira. Os ajustes necessários precisam ser discutidos com as diferentes áreas do órgão e, também, com os servidores e com o Sindicato”, reiterou. No dia 18 de novembro, o Sindicato realizou um debate virtual sobre o tema. O webinar contou com a participação do cientista político e especialista em políticas públicas e gestão governamental (EPPGG), Roberto Pojo, e do economista e técnico de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Pedro Miranda. A gravação está disponível no canal do YouTube do Unacon Sindical (assista aqui).

“A constante melhora das nossas entregas à sociedade e a identidade do órgão constituem parâmetros a serem observados no aperfeiçoamento do PGD”, pontuou Vivian Vivas. O Diretor de Governança, Walter da Cunha, parabenizou o Sindicato pela realização do webinar sobre o tema. “Nós acompanhamos o debate aqui na CGU”, informou.

O AFFC Rafael José da Silva entregou à DGC/CGU um documento com as demandas dos novos servidores. Entre elas, o desconforto com as regras diferenciadas do PGD para os servidores em estágio probatório, as amarras à mobilidade interna no órgão, e os furtos em veículos no estacionamento externo da nova sede da CGU logo após a mudança de endereço do órgão. Graças ao diálogo entre servidores e Administração, este último problema foi endereçado por meio da disponibilização de vagas no estacionamento do prédio e, também, no estacionamento da Imprensa Nacional, informou a DGC, que prossegue monitorando a situação.

A reunião também abordou nova convocação dos aprovados no concurso da CGU. “A efetivação de todos os aprovados fortalece não só o órgão, mas a Administração como um todo. E a verdade é que há margem e, sobretudo, necessidade de novas nomeações. A CGU passou muito tempo sem concursos, sem recrutamento, e 20% do quadro atual já está em abono permanência”, destacou Cerqueira.