Unacon Sindical convida servidores da carreira ocupantes de cargo na Administração para colaborarem com a pesquisa “Domínios da Burocracia”

Investigação tem como objetivo analisar quais são as competências requeridas para que um ocupante de cargo possa desempenhar suas funções de gerenciamento e liderança. Professora da FGV e parceira do Fonacate, Gabriela Lotta é uma das coordenadoras do estudo. Acesse o formulário

O Unacon Sindical convida os Auditores (AFFC) e Técnicos Federais de Finanças e Controle (TFFC) para colaborarem com a pesquisa “Domínios da Burocracia”. A investigação tem como objetivo analisar quais são as competências requeridas para que um ocupante de cargo possa desempenhar suas funções de gerenciamento e liderança. Professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e parceira do Fórum Nacional das Carreiras de Estado (Fonacate), Gabriela Lotta é uma das coordenadoras do estudo realizado em parceria com o programa Onboarding da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

O resultado da pesquisa será utilizado para nortear cursos de aperfeiçoamento, programas de formação e, também, para avaliar o programa Onboarding.

A participação é confidencial e voluntária. Podem preencher o formulário todos os ocupantes de cargos de liderança (cargos de Natureza Especial, CCE 10 a 18, DAS 3, FCE e equivalentes) no Governo Federal.

Lotta se destaca pela produção acadêmica de temas sensíveis aos servidores, como o assédio institucional, pauta que teve destaque especial nos Cadernos da Reforma Administrativa publicados pelo Fonacate. No artigo “A resposta da burocracia ao contexto de retrocesso democrático: uma análise da atuação de servidores federais durante o Governo Bolsonaro”, a professora analisa como os servidores públicos federais resistiram ao ataque institucional promovido pelo último governo; e o que este processo pode ensinar sobre a relação entre políticos e burocratas em contextos de retrocesso democrático.

 

O que é onboarding?

“Onboarding é o processo de fazer com que um novo colaborador se sinta parte da organização e garantir que ele tenha as habilidades e os conhecimentos necessários para desempenhar sua função” (Macmillan Dictionary, tradução livre).

O Programa Onboarding na Administração Pública Federal, desenvolvido pela Enap, é uma estratégia de receber, acolher e acelerar a capacidade de atuação das servidoras e servidores sem experiência anterior ou carreira na Administração Pública Federal , que estão sendo nomeados em 2023 para assumir cargos em comissão (CCE 13 a 18 e Natureza Especial): secretários/as executivos/as e adjuntos/as, secretários/as especiais, secretários/as nacionais, diretores/as, assessores/as especiais, chefes de gabinete, gerentes de projetos, coordenadores/as-gerais e equivalentes.

 

Pesquisa “Domínios da Burocracia”

Realização: Professora da FGV, Gabriela Lotta, em parceria com o programa Onboarding da Enap

Público alvo: cargos de liderança (cargos de Natureza Especial, CCE 10 a 18, DAS 3, FCE e equivalentes) no Governo Federal

Link para o formulário: https://insper.qualtrics.com/jfe/form/SV_1BLJGEiY4iV8OuG

 

Participe!