Em AGE realizada nesta quinta, 29, DEN apresenta plano de ação para o movimento pela valorização da carreira de Finanças e Controle

Estratégia inclui ações de comunicação, de articulação com as Casas e de mobilização com a base, além do exercício de construção, antecipada, de direcionamentos para diferentes cenários possíveis

Foco e transparência. A Assembleia Geral Extraordinária (AGE) virtual realizada na tarde desta quinta-feira, 29 de junho, pautou o plano de ação para o Valorização Já, o movimento pela valorização da carreira de Finanças e Controle. Apresentada pela Diretoria Executiva Nacional (DEN), a estratégia inclui ações de comunicação, de mobilização com a base e de articulação com a Controladoria-Geral da União (CGU), com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e com outros órgãos, como os ministérios da Fazenda (MF) e da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). A proposta também prevê o exercício de construção, antecipada, de direcionamentos para diferentes cenários possíveis.

Para garantir o planejamento e a execução do plano de ação, a comissão criada originalmente para definir estratégias relacionadas à proposta de remuneração variável da carreira, em complemento ao subsídio, agora também vai debater ações de mobilização. Com essa ampliação, o colegiado abriu mais cinco vagas, que podem ser ocupadas por servidores da carreira, de todo o país. Interessados podem se candidatar por email unacon@unacon.org.br.

A novidade foi anunciada por Daniel Lara, presidente interino do Unacon Sindical, logo no início da assembleia. “Já assinei a portaria de transformação da comissão, que agora será de mobilização e remuneração variável”, informou. A deliberação foi aprovada em reunião do grupo, realizada horas antes da AGE.

Algumas estratégias de comunicação já foram implementadas, como a criação do grupo de WhatsApp para debater a proposta de remuneração variável da carreira de Finanças e Controle, em complemento ao subsídio. O formulário para solicitação de ingresso no grupo foi lançado no dia 20 de junho (saiba mais aqui).

O hotsite Valorização Já, também previsto no plano estratégico, foi lançado durante a AGE desta quinta, 29. A página reúne, em um único lugar, todas as informações do movimento, como a pauta reivindicatória da carreira, o calendário de atividades virtuais e presenciais e as notícias e manifestações públicas do movimento. Os materiais de divulgação (peças gráficas prontas para impressão, identidade visual e conteúdo para as redes sociais) também estão disponíveis no portal (acesse: https://unacon.org.br/valorizacaoja).

 

PROJEÇÃO DE CENÁRIOS

Rudinei Marques, secretário executivo do Unacon Sindical e presidente do Fonacate e da Fenaud, fez uma breve avaliação de conjuntura da Esplanada, para contribuir com a construção da tomada de decisão da carreira. “É importante termos conhecimento e considerarmos todos os elementos que estão em tela para nos prepararmos com um mínimo de previsibilidade”, ponderou, explicando que é a partir desse exercício de projeção antecipada de cenários que o movimento poderá planejar a adoção de ações mais assertivas.

 

CALENDÁRIO

Marques também compartilhou a agenda do início de julho (veja abaixo), e chamou a atenção para importância de todos participarem das atividades convocadas. “Contamos com a adesão expressiva nos atos virtuais e, sobretudo, nos presenciais. Mas é preciso ter consciência de que a mobilização ainda está no início, e que é fundamental manter o pique até conseguirmos uma proposta concreta por parte do governo”, destacou, elogiando as regionais de Rondônia e Minhas Gerais que reuniram os servidores para acompanhar a assembleia.

O secretário executivo ainda anunciou que a comissão já trabalha na elaboração de uma carta aberta do movimento. O documento e o formulário para os servidores que desejarem assinar a comunicação serão lançados nos próximos dias, no site do Unacon Sindical.

A DEN também acatou sugestão dos participantes de realizar AGEs semanais, com paralisação das atividades, com dia e horário fixos.

Confira, a seguir, o calendário de atividades para o início do mês de julho.

 


6 de julho, quinta-feira

15h – Vigília na STN

 

7 de julho, sexta-feira

14h30 – Reunião extraordinária do Conselho de Delegados Sindicais (CDS)

 

12 de julho, quarta-feira

10h – Reunião com servidores no auditório da CGU