Servidores da CGU pedem dispensa dos cargos e funções comissionadas, em protesto pela recomposição salarial

Dos 26 superintendentes da Controladoria-Geral da União nos estados, 24 disponibilizaram o cargo

Após seis meses de tentativas frustradas de negociação com o governo, os servidores da Controladoria-Geral da União (CGU) pedem dispensa dos cargos e funções comissionadas, em ofício encaminhado ao ministro Wagner Rosário. Dos 26 superintendentes da CGU nos estados, 24 disponibilizaram o cargo.

Protocolado nesta quarta-feira, 25 de maio, o documento reporta a insatisfação dos servidores com a inflação acumulada em 25,1% desde a última reposição salarial e contesta a sinalização oficial de ampliação do desalinhamento remuneratório entre carreiras de Estado em detrimento da carreira de Finanças e Controle.

“Coerente com todas as nossas manifestações desde o início deste ano, inclusive com posicionamento por meio de carta aberta, e considerando a gravidade da situação, associada à frustração das negociações para a recomposição remuneratória, informo que os servidores colocam à disposição os cargos e funções comissionadas que atualmente exercem na Controladoria-Geral da União”, reza trecho do documento. Acesse, abaixo, a íntegra do documento, sem a relação nominal de servidores da CGU que entregaram os cargos.

CGU – OFÍCIO ENTREGA DE CARGOS

A Campanha Salarial da carreira de Finanças e Controle teve início em dezembro de 2021, após aprovação do Orçamento de 2022 com previsão de reajuste salarial apenas para policiais (relembre aqui).

ENTREGA DE CARGOS NA STN

Na Secretaria do Tesouro Nacional (SNT), 70% dos detentores de cargos e funções em comissão solicitaram exoneração. O ofício foi encaminhado ao secretário Paulo Fontoura Valle no dia 13 de maio (relembre aqui).

 

GREVE

Os servidores da CGU vão entrar em greve por tempo indeterminado na próxima segunda-feira, 30 de maio. O encaminhamento foi aprovado em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada no dia 20 de maio (relembre aqui).

Na STN, a greve por tempo indeterminado teve início no dia 23. O encaminhamento que aprovou a greve no Tesouro foi aprovado em AGE realizada no dia 17 de maio (relembre aqui).

 

💪 Direito de Greve: Assessoria jurídica do Unacon Sindical responde às principais dúvidas a respeito do direito de greve dos servidores públicos federais.

🔗 https://unacon.org.br/mobiliza/#faq-greve

Ainda ficou com alguma dúvida? Envie seu questionamento pelo formulário abaixo.

 

🔗 https://forms.gle/S89Sg8KwEuve7Hkh8

🤳  Entre em contato com o movimento! Manifestações, requerimentos ou mensagens de apoio podem ser enviados para o email do comitê editorial do Mobiliza.

✉️ mobiliza@unaconsindical.org.br