Em reunião na CGU, Unacon Sindical cobra solução emergencial para a progressão funcional dos novos servidores

Sindicato também apresentou estratégia de resolução coletiva do impasse, com apoio do Escritório Torreão Braz Advogados. As orientações para os servidores interessados serão divulgadas em breve, no site da entidade

O Unacon Sindical cobrou solução emergencial para a progressão funcional dos novos servidores da Controladoria-Geral da União (CGU), em reunião realizada com Claudio Torquato da Silva, secretário-executivo adjunto do órgão. Rudinei Marques e Roberto Kodama representaram a Diretoria Executiva Nacional (DEN) no encontro realizado na tarde da última sexta-feira, 7 de julho, acompanhados de Amanda Costa Altoé, advogada do Escritório Torreão Braz. Érika Lemância, Diretora de Gestão Corporativa (DGC); Simei Spada, Coordenadora-geral de Gestão de Pessoas; e Fábio Félix, chefe de gabinete do ministro, também participaram da conversa.

O Sindicato apresentou estratégia de resolução coletiva do impasse. “Nossa intenção é evitar um grande volume de processos no juizado especial. Ganha a União em economia processual, ganham os servidores com o justo avanço na carreira”, explicou Marques.

As orientações para os servidores interessados serão divulgadas em breve, no site da entidade. “Já temos os parâmetros todos mapeados e os contatos iniciais necessários já foram realizados. Segunda-feira vamos protocolar propostas junto à Advocacia-Geral da União”, informou Altoé.

 

ESTUDO

Levantamento elaborado pelos novos servidores da carreira de Finanças e Controle sobre o tema também foi entregue para Torquato. O estudo tem como objetivo estabelecer, por meio de um decreto presidencial, uma progressão justa e baseada no mérito para os servidores públicos, alinhada a outras carreiras do Poder Executivo Federal. “A intenção visa garantir segurança jurídica tanto para a União quanto para os próprios servidores”, explicou Kodama.

No dia 12 de junho, a CGU informou que a progressão estava em fase de reestruturação interna (relembre aqui). A demanda integra a pauta reivindicatória do Valorização Já, movimento pela valorização da carreira de Finanças e Controle.

Antes disso, no dia 24 de abril, o Sindicato já havia apresentado o pleito ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). No encontro solicitado pelo Fórum Nacional das Carreiras de Estado (Fonacate), o Sindicato entregou o estudo e o pedido de revisão por meio do Ofício nº 88/2023 (relembre aqui).

 

VALORIZAÇÃO JÁ

Acompanhe as convocações para atividades presenciais e virtuais no hotsite do movimento. No portal, os servidores também podem visualizar a pauta reivindicatória da carreira, as manifestações públicas dos servidores e os materiais de divulgação (peças gráficas prontas para impressão, identidade visual e conteúdo para as redes sociais).

Acesse: https://unacon.org.br/valorizacaoja/

GRUPO WHATSAPP

Participe do grupo criado para tratar exclusivamente da proposta de remuneração variável da carreira. Para solicitar ingresso, preencha o formulário de pré-inscrição disponível no hotsite do movimento ou no link abaixo. O prazo para aprovação no grupo é de 24h.

🔗 Acesse:
https://shre.ink/l7tc