Voto do ministro Fux renova esperança de quitar precatórios em 2024, mesmo com pedido de vista de Mendonça

Publicado na manhã desta segunda, 27, voto do relator da ação no STF autoriza o governo a retomar o pagamento de precatórios a partir do segundo semestre de 2024

A luta do Unacon Sindical contra as Emendas à Constituição (EC’s) 113 e 114 de 2021, conhecidas como Emendas dos Precatórios, está perto do fim. Publicado na manhã desta segunda-feira, 27 de novembro, voto do ministro Luiz Fux, relator da ação no Supremo Tribunal Federal (STF), autoriza o governo a retomar o pagamento de precatórios a partir do segundo semestre de 2024. Apesar do pedido de vista de André Mendonça, Sindicato comemora o prenúncio de êxito.

“O voto do relator Fux ainda deve ser ratificado pelos demais ministros, mas, para nós, já representa o prenuncio da quitação dos precatórios em 2024”, declarou Rudinei Marques, secretário executivo do Unacon Sindical.

A partir do pedido de vista, Mendonça tem até 90 dias para devolver o processo para julgamento, seja no plenário virtual ou presencial. O STF entra em recesso em meados de dezembro e só retorna em fevereiro.

O voto de Fux tira a despesa com precatório do resultado primário da União e a considera despesa financeira; e já defere a abertura de crédito extraordinário.

 

PEC 23/2021

A PEC 23/2021 deu origem às Emendas Constitucionais (EC’s) 113 e 114, que alteram a fórmula de correção do teto de gastos e postergam o pagamento, por meio de um subteto de gastos, dos precatórios.

O Unacon Sindical luta contra os efeitos desastrosos da proposta, desde a sua publicação: pautou o Jornal Nacional com manifesto assinado pelo Fonacate, OAB e outras 28 entidades; lançou a campanha “Calote não é Solução”; conduziu articulação conjunta com o Fonacate; ingressou com pedido de amicus curiae em ADI contra PEC dos Precatórios; propôs a criação de um grupo de trabalho misto entre Sindicatos, OAB e membros do governo; conversou com diversos parlamentares; e acompanhou, de perto, a tramitação da medida.

Agora, o resultado de todo esse esforço está prestes a se concretizar.

Acompanhe o site do Unacon Sindical para mais notícias sobre o assunto. Se for filiado, cadastre-se no 🌐Unacon Informa e receba, em primeira mão, as notícias do Unacon Sindical pelo WhatsApp. O envio de informações é realizado por meio de “lista de transmissão”. Isso significa que os filiados serão notificados somente pela equipe de comunicação do Sindicato. Clique aqui, ou adicione o número (61) 99170-2950 na sua agenda de contatos (esse passo é muito importante) e envie uma mensagem com seu nome e sobrenome para ativar o serviço.